Articuladores Visitantes

Articulando a Cultural!!!

Aqui você encontra o que tem rolado de cursos, editais, festivais, encontros, palestras e todos os tipos de manifestações artística!!!

Fique de olho!

CADASTRE SEU GRUPO.
AJUDE-NOS A DIVULGAR A CULTURA
articulacaocultural@hotmail.com


sábado, 13 de dezembro de 2008

Espetáculo "Minha Escola Querida"


Minha Escola Querida...Que os anos não trazem mais é um espetáculo feito por crianças e adolescentes, resultante de um programa educativo do Museu da Escola Catarinense. A peça tem a direção de Tony Alano, graduado em Artes Cênicas pelo CEART/UDESC e sua curta temporada de exibição vai de 13 a 16 de dezembro, no Museu da Escola Catarinense.

O projeto partiu da idéia de transformar a visita ao Museu em uma peça: as cenas se sucedem em diferentes espaços do prédio. O espetáculo-visita foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2008. O trabalho, coordenado por Tony Alano, contou com a intensa participação de quatro arte-educadores, trinta crianças/adolescentes, oriundos de três comunidades da Ilha de Santa Catarina: Lagoa da Conceição, Centro (em torno do Museu) e Armação do Pântano do Sul.
Os protagonistas, jovens escolares e professores, utilizam a harmonia entre Artes Cênicas e Museologia para contar histórias sobre a Escola Brasileira nos anos 1960, uma época de grandes transformações tanto na instituição Escola quanto no Brasil. Os próprios atores conduzem o público numa visita singular e divertida ao Museu, seu acervo e suas memórias.
O espetáculo teve seu roteiro baseado na peça A Aurora da Minha Vida de Naum Alves de Sousa.

Sobre o diretor Tony Alano é arte-educador e diretor de teatro. Graduado em licenciatura em Artes Cênicas pela UDESC, com estudos na Escola do Louvre, em Paris, atualmente trabalha no Museu da Escola Catarinense. Responsável pela montagem do Sonho de uma Noite de Verão em versão comunitária, realizada no Parque da Lagoa do Peri em 2003 e 2004. Há quatro anos anima o grupo TEAR - Teatro Juvenil da Armação, para o qual dirigiu "A Ponte - Cenas da Vida Adolescente" e "Romeu e Julieta".
Sobre o Museu O Museu da Escola Catarinense é um lugar de preservação da memória, mas também um espaço difusor de cultura e educação. Em julho de 2007, o "prédio da FAED" no centro, como ficou conhecido ao longo dos anos, foi desocupado e oficialmente entregue ao Museu da Escola Catarinense, como previsto desde 1992.
Até os anos de 1960 esta edificação abrigou a Escola Normal Catharinense, depois Instituto de Educação e a partir de 1963, passou a abrigar a Faculdade de Educação que deu origem à Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente, sua administração, além de se preocupar com a restauração, empenha-se em manter um programa de atividades culturais e educativas.
O quê? Minha Escola Querida...Que os anos não trazem mais
Quando: dia 13 e 14 de dezembro às 18h; dia 15 e 16 de dezembro às 19h 30min.
Onde: Museu da Escola Catarinense - Rua Saldanha Marinho, 196
Quanto: gratuito