Articuladores Visitantes

Articulando a Cultural!!!

Aqui você encontra o que tem rolado de cursos, editais, festivais, encontros, palestras e todos os tipos de manifestações artística!!!

Fique de olho!

CADASTRE SEU GRUPO.
AJUDE-NOS A DIVULGAR A CULTURA
articulacaocultural@hotmail.com


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Programação CELEBRAR-TE


A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes programou um grande evento para todo o público da cidade. Serãorealizadas diversas apresentações culturais com o intuito de celebrar o Natal e a arte junto com a população.

A comemoração prossegue com duas apresentações do grupo vocal Polyphonia Khoros no domingo, dia 14, em igrejas da cidade.

As primeiras apresentações serão feitas em igrejas da capital pelo Polyphonia Khoros, nos dias 7 e 14. No dia 17, é a vez da Avenida Beira-mar Norte se tornar palco da comemoração. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil irá apresentar a Grande Suíte do Ballet “Don Quixote”, um belo espetáculo aberto a todo o público de Florianópolis.
A Camerata Florianópolis se apresenta com o grupo Polyphonia Khoros no dia 18, e no dia 19 é a vez do concerto da Orquestra Sinfônica de Florianópolis junto com a Orquestra-escola da FCFFC. Também no dia 19, o grupo Expresso Rural toca relembrando seus grandes sucessos. O evento é encerrado no dia 20, com a última apresentação do grupo Polyphonia Khoros.

Todos os eventos serão gratuitos. À população que prestigiará o evento a FCFFC pede doações em solidariedade às vítimas das enchentes em Santa Catarina. Além de alimentos não perecíveis, devem ser doados material de higiene pessoal e limpeza, produtos infantis e roupas de cama, os itens mais necessitados no momento, de acordo com a Defesa Civil.

Polyphonia Khoros

O Polyphonia Khoros é um grupo vocal composto por músicos, estudantes e amantes da música, interessados em realizar um trabalho de excelência. Fundado em 2000, é o projeto de maturidade da maestrina Mércia Mafra Ferreira. Com o Polyphonia Khoros, a maestrina trabalha em busca de desafios que motivem o aperfeiçoamento individual de seus componentes. Os concertos demonstram a diversidade do repertório a que o grupo se dedica, assim como o aprimoramento vocal requerido para cada nuance interpretativa.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Grande Suíte do Ballet “Don Quixote”

O Ballet “Don Quixote”, de Marius Petipa, foi criado em Moscou em 1869, quando o coreógrafo francês selecionou algumas partes da novela de Miguel de Cervantes e fez um libreto e coreografias com a música virtuosa de Ludwig Minkus para a produção no Teatro Bolshoi, em Moscou.
Na história, tudo acontece na Espanha. A linda Kitri e o pobre barbeiro Basílio enganam o insolente e rico Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, seu pai, a força se casar. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, os apaixonados Kitri e Basílio se casam numa grande festa em Barcelona. Cerca de 90 bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil participam da releitura da obra de Miguel de Cervantes , com nova versão coreográfica feita por Vladimir Vasiliev.

Camerata Florianópolis

A Camerata Florianópolis é considerada atualmente como uma das principais orquestras do gênero do Brasil, e tem como maestro titular e diretor artístico o catarinense Jeferson Della Rocca. Em sua trajetória, desenvolveu importantes projetos, dentre eles destacam-se 435 apresentações públicas em teatros e comunidades de Florianópolis, concertos didáticos e turnês pelo interior do Estado de Santa Catarina. A orquestra manteve também um intenso trabalho voltado ao resgate e estréia de composições inéditas de autores catarinenses, valorização de solistas locais e da Música Popular Brasileira, bem como uma efetiva democratização do acesso a música erudita, através da promoção constante de concertos gratuitos ou a preços populares.

Orquestra Sinfônica de Florianópolis

A Orquestra Sinfônica de Florianópolis é regida pelo maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira e composta por 39 músicos que empunham instrumentos de sopro, corda, percussão e metal. Existe desde 1994, ano em que realizou o concerto inaugural no Lira Tênis Clube, tendo como regente o maestro Sebastião Bousfield Vieira. Com poucos recursos financeiros e carente de novos músicos, teve que encerrar suas atividades 18 anos depois. Em 1986, surgiu a Camerata Arcos, que viria a se desenvolver até tornar-se a OSF como é conhecida hoje. Em 1993, passou a se chamar Orquestra Municipal de Florianópolis e gravou o CD “Compositores Brasileiros”, com apoio da FCFFC. A OMF com freqüência se apresentava com formação sinfônica e, por isso, decidiu-se por assumir definitivamente esse formato renomeando-a para Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

Orquestra Sinfônica Juvenil de Florianópolis (Orquestra-escola)

Formados pela Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes - projeto que existe há dois anos e atende gratuitamente à população, oferecendo oficinas de instrumentos de cordas, sopro e prática de orquestra -, cerca de 80 músicos, sob a regência do maestro Carlos Alberto Vieira, executam composições que vão de Bach a Zininho. Composição de Garibaldi e Celito Lindo, clássicos eruditos do folclore nacional estão também no repertório. O programa da apresentação é o mesmo da OSF.

Grupo Expresso Rural


O Expresso Rural é um grupo musical conhecido em Santa Catarina desde a década de 80. Já no lançamento do primeiro disco independente, “Nas Manhãs do Sul do Mundo”, em 1983, consagrou-se como revelação do ano. Voz, guitarra, violão e baixo compõem a formação da banda, que tem entre suas influências musicais grupos como 14 Bis e Boca Livre. Em 1995, a banda interrompeu seus trabalhos, e voltou a se reunir em 2007 para realizar um show de comemoração aos anos de carreira do Expresso Rural. Desde então, vem montando novos projetos e se apresentando pelo estado, sempre com casa lotada.

Serviço
O QUÊ: CelebrAR-TE – Natal Cultural de Florianópolis
QUANDO: Dias 7, 14, 17, 18, 19 e 20
ONDE: Av. Beira-mar Norte e Igrejas de Florianópolis (ver programação completa)
QUANTO: Gratuito - Pede-se doações de material a ser entregue às vítimas da tragédia em Santa Catarina
REALIZAÇÃO: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 07
10h30
Polyphonia Khoros
Igreja Nossa Senhora das Necessidades
Santo Antônio de Lisboa

20h30
Polyphonia Khoros
Igreja São Francisco de Paula
Canasvieiras

Dia 14
9h
Polyphonia Khoros
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Estreito

21h
Polyphonia Khoros
Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Lagoa da Conceição

Dia 17
20h30
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Grande Suíte do Ballet Dom Quixote
Av. Beira-mar Norte

Dia 18
20h30
Polyphonia Khoros e Camerata de Florianópolis
Av. Beira-mar Norte

Dia 19
19h
Orquestra Sinfônica de Florianópolis e
Orquestra-escola da Fundação Franklin Cascaes

20h30
Grupo Expresso Rural
Av. Beira-mar Norte

Dia 20
20h
Polyphonia Khoros
Igreja Presbiteriana
Centro