Articuladores Visitantes

Articulando a Cultural!!!

Aqui você encontra o que tem rolado de cursos, editais, festivais, encontros, palestras e todos os tipos de manifestações artística!!!

Fique de olho!

CADASTRE SEU GRUPO.
AJUDE-NOS A DIVULGAR A CULTURA
articulacaocultural@hotmail.com

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Sala de Leitura do HU aprovada em concurso do Ministério da Cultura

A Sala de Leitura Salim Miguel, fundada há três anos no Hospital Universitário da UFSC, foi contemplada em quinto lugar em concurso nacional promovido pelo Ministério da Cultura. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 22 de dezembro, com uma lista das 516 iniciativas de todo o país selecionadas no Concurso Pontos de Leitura 2008 - Edição Machado de Assis, desenvolvido pelo Ministério.

Com a aprovação do projeto, a Sala de Leitura do HU ganhou um impulso para aprimorar os serviços de entretenimento e cultura oferecidos aos pacientes. A unidade receberá 500 exemplares de livros, equipamentos de informática e mobílias para ampliar suas instalações no hospital.

Para Eva Maria Seitz, responsável pelo setor, os recursos do Ministério da Cultura permitem aproximar as publicações dos pacientes: “além da unidade atualmente instalada no 1o. andar, vamos criar outra sala de leitura no 3o. andar, permitindo evitar deslocamentos dos pacientes da maior enfermaria do hospital”.

O acervo é composto por mais de três mil exemplares, contemplando vários gêneros: literatura brasileira e estrangeira, livros de auto-ajuda, revistas, jornais e gibis. As publicações são doadas pela comunidade e instituições.

Além do empréstimo de impressos aos pacientes, a Sala de Leitura disponibiliza computadores para acesso à internet e promove eventos culturais e de entretenimento. Um deles é o projeto em parceria com a ONG Reaja, com os “voluntários da alegria”, que atuam junto ao Hospital Universitário. Apesar da seriedade da causa, os voluntários se vestem como palhaços, o que desperta a atenção e o riso dos pacientes independente da idade. A ONG perdeu um de seus integrantes no último final de semana, com o falecimento de Paulo Nicolau dos Santos.

Mais informações: Eva Maria Seitz, telefones 37218086 ou 84197387.
Por Paulo Fernando Liedtke/Agecom